Acompanhe 10 dicas para criar um site eficiente, funcional e assim potencializar as cotações e vendas de fretes

terça-feira, janeiro 2020

Mais do que um desafio, ter um ótimo site é uma necessidade e fator de destaque da concorrência


O mundo mudou e a forma de adquirir produtos e serviços também. Estamos na era digital e quem não se adaptar a essa forma de fazer negócios estará fora do mercado. Isso porque estamos na era da conversão digital e muitos dos seus clientes escolhem seus fornecedores diretamente na internet, sem precisar visitar sedes físicas ou pesquisar nas ruas por quem vai lhe atender da melhor maneira.

E, diante dessa constatação, ter um site primado na excelência deixou de ser um desafio e se tornou uma questão de sobrevivência. Quer estiver preparado para dar o recado de forma mais assertiva e funcional no ambiente online, se descolará da concorrência, ampliará a participação no mercado, com mais consultas e vendas de fretes.

Lembra do velho ditado: beleza não se põe à mesa? Não vale para a comunicação digital. Beleza é fundamental sim, mas não é tudo. É preciso contar com a expertise de quem conhece o perfil do usuário, pois é a experiência desse importante ator que deve ser priorizada, o que independe de qualquer tendência estética. É importante ressaltar que um site agrega muito mais do que programação, designe e conteúdo. Precisa estar adequado à experiência do usuário, como já frisado, ao SEO (que é a otimização da ferramenta para mecanismos de busca) e geração de conteúdo focado, que vai muito além do que colocar qualquer texto nas suas páginas de informações.

Primeira dica – O funcional deve ser a prioridade

            Um site para ser atraente e converter visitas em ações (como cotações de fretes e feedback que são dados importantíssimos para o desenvolvimento da empresa), a ferramenta precisa ser funcional e de fácil entendimento. Por isso deve ser concebido de forma coerente e sem complicações. Nesse sentido menos é mais. Para saber se o seu site é funcional, peça para alguém completamente fora da sua área buscar uma informação na sua página. Se ela encontrar de forma rápida, parabéns. Senão, está na hora de buscar ajuda para reformular o seu site.

Segunda dica – Priorize fotos de qualidade

            Ninguém merece navegar em um site onde as fotos estão em baixa resolução, que não mostre de forma clara a informação proposta. Por isso, para a home do site e outras seções internas dê preferência para boas fotos, em alta resolução, preferencialmente tiradas por um fotógrafo profissional ou vindas de bancos de imagem onde você pode comprar uma boa foto. Isso valoriza bem o material final.

            Pesquise o que o seu público alvo gosta e pense em imagens para encantá-lo. E atenção, imagem de qualidade, mas não enormes, que demandem muito tempo de carregamento. Ninguém tem esse tempo disponível.

Terceira dica – Não fuja do assunto

            Um site prolixo não mantem o usuário por muito tempo. É preciso ir direto ao ponto, com as informações assertivas que o usuário busca, como quem você é, o que faz, quando custa e o que o diferencia da concorrência. É isso que ele busca e é assim que um site funcional deve ser.

            Se o site tiver um blog (e é bom ter!), com um profissional especializado para alimentar essa seção de conteúdo, pode se utilizar desse espaço para discorrer sobre os mais variados assuntos. Mas, na página principal vale a regra do direto ao ponto: quanto menos dúvidas o potencial cliente tem sobre o que é que você pretende dar a ele, maiores são as chances de você conseguir converter a venda de fretes sem que ele precise passear pelos sites dos seus concorrentes.

Quarta dica – Diga claramente quem é e a que veio

            De forma clara e direta diga quem é você, o que você faz, quais são os seus diferenciais, o valor de seus produtos e serviços. Pode parecer óbvio, mas diante dos sites confusos que estão na rede é importante se atentar e fazer dessa objetividade um fator de diferenciação.

            O hábito de consumo mudou e as pessoas estão muito mais atentas ao valor agregado que determinado produto ou serviço pode trazer para o seu dia a dia e de como esse valor pode suprir suas necessidades. Por isso, deixe claro como o seu negócio pode fazer a diferença na vida de quem consulta o seu site.

Quinta dica – Priorize a fluidez na navegação

            Seu site pode ter sido claro, por meio de estética atrativa, que de forma assertiva te apresentou, mas se tudo isso tiver uma navegação truncada não vai funcionar. Quem procura algo em um site busca uma comunicação fluída, com produtos e serviços de fácil acesso, se possível em um único clic.

Sexta dica – Destaque as formas de contato e como pode ser localizado

            Outra dica que parece óbvia, mas não é! Quem nunca entrou em um site achou o que buscava, mas na hora de contatar a empresa não tinha um telefone, e-mail ou endereço? Esse é uma das falhas mais comuns.

            Destaque de forma bem visível como você pode ser encontrado, inclusive com essa opção já no menu. Abuse de mapas e de informações no rodapé. E lembre-se que se o usuário não souber como falar com você, vai achar os contatos de concorrente, e muito rápido, já a próxima opção está somente a alguns cliques de distância.

Sétima dica – Crie um blog e conteúdo específicos

            Foi-se o tempo que os sites eram catálogos, com produtos, serviços e preços. O consumidor está ávido por informações e quem melhor falar com ele, se fizer compreendido, terá sua atenção e melhor, preferência.

            Não há boa estratégia de marketing que não priorize o blog corporativo, onde é possível compartilhar experiências e conteúdos relevantes para seus clientes, ajudando-os inclusive a ampliar sua participação nos negócios da empresa.

            Um blog eficiente precisa ser atrativo e deve estar listado no menu do site, que terá, a cada nova publicação, uma nova página de informação útil e acessível, aumentando exponencialmente a sua visibilidade online e a probabilidade de ser em busca no Google.

Imagem: SEO_dicas site. Legenda: Técnica destaca a empresa nos sites de busca. Crédito: Divulgação

            Para facilitar sua presença nessa busca, o blog precisa ser pensado com as técnicas de SEO, importante para atrair tráfego orgânico para o seu site. Quem trabalha priorizando essa técnica tem mais oportunidade de aparecer com destaque em sites de pesquisa como Google, Yahoo e Bing.

            Segmentar o conteúdo também é uma boa estratégica. Se você é um transportador de carga refrigerada, por exemplo, pode focar conteúdos para clientes que precisem entregar alimentos que necessitam dessa condição de transporte, mostrando a sua especialização. Mais do que conquistar novos nichos, essa segmentação cria uma linha de relacionamento, pois aquele cliente saberá que quando precisar de um serviço específico, você estará lá para prestar.

Oitava dica – Site em plataformas móveis

            É o que chamamos de site responsivo, ou seja, aquele que pode ser visualizado de forma eficiente também em smartphones, de forma que apresente fácil leitura e acessibilidade aos links. Um site responsivo faz com que a página se adapte a qualquer tela, seja a de um computador, smartphone ou mesmo de um tablet, contribuindo para a experiência do usuário.

Nona dica – Se cerque de profissionais especializados

                Quando o assunto é a produção de um site de qualidade o faça você mesmo não serve. A não ser que além de empresário da área de logística você seja um especialista no assunto. Caso não, busque ajuda especializada e preparada para entender o seu negócio e arquitetar um site muito mais eficiente para atingir o seu cliente.

                Lembre-se que um site bacana não é um custo, mas sim um importante investimento para atrair novos clientes e gerar mais fretes.

Décima dica – Abuse dos depoimentos positivos

            Contar com depoimentos de parceiros e clientes, que corroborem o excelente serviço que você presta é uma eficaz ferramenta de diferenciação e credibilidade. Além de ser um excelente meio de medir o feedback e aprimoramento das operações. Crie uma página dentro do seu site com essa objetivo e a destaque no menu.

            Com essas dicas é possível trilhar um caminho para começar a viabilizar um site de qualidade, assertivo e principalmente, útil. Um site com essas características gera maior visibilidade da sua marca e aumenta as possibilidades de conquistar novos clientes. Sem contar que com um baixo investimento, é possível ter um ótimo retorno ao mesmo tempo que aumenta a eficiência da equipe de marketing da empresa. Um bom site se transforma em um portfólio para os seus produtos e serviços e uma vitrine de visualização infinita.

Dicas extras para aumentar a eficiência do seu site:

Crie botões para facilitar o acesso

Botões como Cote agora o seu frete, Fale conosco e WhatsApp agilizam o processo e mantém o usuário no seu site

Crie uma página para promover suas operações

Além do blog (que precisa estar sempre atualizado), crie também uma página de notícias, onde um especialista reporte as suas operações, mostrando seus diferenciais

Conheça o seu público-alvo

Essa é uma dica de ouro da Loggup, especialista em marketing digital.

É fato que os setores da indústria e comércio contratam em torno de 90% dos fretes existentes no Brasil e os motores de buscas são as indicações, o Google, Blogs e feiras de negócio, portanto, investir em marketing digital é um importante diferencial competitivo (Referências: Vídeo 1Vídeo 2

Tenha sua própria identidade visual

Muitas transportadoras não se preocupam com a identidade visual e não dão importância em como se apresentam. Esse é um fator importantíssimo para se diferenciar da concorrência. Fique atento ao seu padrão de cores e escolha padrões que possam ser utilizados em toda a sua comunicação visual. Lembre-se que o principal objetivo de uma logomarca é fazer com que sua marca fique na cabeça de seu cliente. Alie a isso a criação de um mascote que, com o tempo, será a sua própria identidade.

A Loggup é especialista na criação de soluções digitais, elaboradas de acordo com cada perfil e necessidade. A customização amplia a visibilidade do que a sua empresa tem de melhor, levando para o seu potencial cliente a solução que ele precisa e na hora que procura.

Quer receber mais dicas, entre em contato conosco e conheça nossas soluções!

Linkedin

Instagram

Facebook

Youtube

 

 

Quer receber mais dicas gratuitamente?

Cadastre-se para receber informações privilegiadas e levar
sua transportadora a comunidade digital

O blog Loggup ajuda centenas de transportadoras de cargas através de dicas práticas em transformação digital.

Copyriht © 2019 Loggup Logistic Group. Todos os direitos reservados.
Feito com pelo time da Loggup