Como diferenciar sua transportadora da concorrência na Black Friday 2021

quinta-feira, novembro 2021

De acordo com a Agência Nacional de Transportes, existiam no Brasil, até novembro do ano passado, mais de 700 mil transportadoras e frotas registradas, entre autônomos, empresas e cooperativas, somando quase 2 milhões de veículos. A maioria absoluta dedica à Black Friday parte de suas operações e, nesses momentos que antecedem a data de maior movimento do comércio eletrônico, a pergunta que fica é: como me diferenciar da concorrência e vender mais fretes nesse período?

A Loggup, maior startup do Brasil e especialista em colocar as transportadoras no caminho do sucesso, destaca alguns fatores que podem colocar a sua empresa à frente da concorrência. Confira:

Invista em divulgação

Imagine a situação: a sua empresa tem expertise para operar na distribuição do e-commerce para a Black Friday, mas só você e alguns dos seus clientes sabem. Nesse cenário fica difícil a sua empresa ser lembrada nas primeiras procuras do varejo e da indústria. Por isso o investimento em divulgação se faz tão importante.

Antes mesmo da campanha, empresas de todo o Brasil buscam pela logística de seus produtos e para ser lembrado e se destacar da concorrência é preciso investir em marketing digital. É por meio dele que você fortalece a sua marca e alcança os clientes, tornando-se uma opção forte para eles durante esse alto período de vendas no ano.

Trabalhar a sua imagem e criar formas leves e atraentes no âmbito digital é bastante importante e não pode ser ignorado durante todo o ano, mas merece uma atenção especial a partir de outubro até dezembro, com a chegada da Black Friday e das festas de final de ano.

Conheça o perfil do seu cliente

Saber exatamente quem compra os seus serviços é muito importante na hora de planejar suas operações. De posse dessas informações você pode traçar um perfil e ter ciência de onde posicionar sua marca para otimizar entregas e valores.

Conhecer e analisar o perfil do cliente é de extrema importância para otimizar as estratégias de marketing, vendas e atendimento. Ou seja, conhecer o perfil do seu público ajudará a convencer o seu target de que você oferece as melhores soluções do mercado para a Black Friday.

Cuide com atenção das entregas

Esse é sem dúvida um grande fator de diferenciação e impacta diretamente na satisfação do consumidor, cliente do seu cliente.

A falta de atenção e cuidado nessa etapa, principalmente durante a Black Friday pode gerar vários transtornos para seus clientes. Uma boa solução para isso é estudar parcerias com empresas de logística que fazem entregas em locais que você não faz.

A alta demanda garante a possibilidade de mais negócios, mas é preciso atenção redobrada com a logística, armazenamento e entrega das mercadorias dos seus clientes. As chances de as suas vendas aumentarem e ainda criar um elo de confiança dos seus clientes com a sua empresa é muito grande, garantindo futuras vendas.

Invista em tecnologia

A tecnologia é fundamental para oferecer operações automatizadas e mais modernas, sem falar que o controle sobre as tarefas na Black Friday aumenta. Dentre as ferramentas que otimizam a logística para esse período, destacamos as mais tradicionais e que podem colocar a sua empresa diante da concorrência se operadas com eficiência:

– WMS (Sistema de Gerenciamento de Armazém, em português), ferramenta usada para controlar as rotinas do estoque, desde o recebimento até a expedição e a realização de inventários;

– TMS (Sistema de Gerenciamento de Transportes), como o nome sugere, é o software que dá suporte à gestão de fretes. É por meio dele que é possível acompanhar as ocorrências do transporte, realizar auditoria, liberar pagamentos, entre outras funcionalidades;

– RFID (identificação por radiofrequência, em português), com a implantação das etiquetas, sensores e um sistema apropriado, a empresa ganha um alto grau de automação. Isso afeta a agilidade da operação principalmente no que diz respeito ao controle de estoque e ao processo de expedição de pedidos;

– Lockers (estabelecimentos destinados a guardar os pedidos dos clientes para que eles venham recolhê-los), ferramenta que é uma alternativa para reduzir os custos logísticos, inclusive na Black Friday. O serviço pode funcionar 24 horas por dia, 7 dias por semana, e contar com armários automatizados, desbloqueados pelo próprio cliente por meio de um aplicativo ou SMS.

O emprego de ferramentas tecnológicas auxiliam na diminuição dos índices de erros e necessidade de retrabalhos. Aumenta a produtividade e traz maior agilidade na execução das atividades, além de servir de suporte na tomada de decisão e na redução de custos.

A Loggup, maior startup do Brasil que ajuda as transportadoras a venderem mais fretes por meio da transformação digital, lembra que existem no mercado tecnologias que permitem às empresas controlarem melhor sua logística na Black Friday, integrando sistemas e apontando soluções para problemas de entregas.

Quer receber mais dicas, entre em contato conosco e conheça nossas soluções!

Linkedin

Instagram

Facebook

Youtube

 

 

Leave a Reply

Quer receber mais dicas gratuitamente?

Cadastre-se para receber informações privilegiadas e levar
sua transportadora a comunidade digital

O blog Loggup ajuda centenas de transportadoras de cargas através de dicas práticas em transformação digital.

Copyriht © 2019 Loggup Logistic Group. Todos os direitos reservados.
Feito com pelo time da Loggup