Skip to main content

A logística é um ramo desafiador e as tendências que surgem tem sido crucial para garantir o aprimoramento nas operações, já que é notório o quanto a implementação de novas tecnologias deixam os negócios cada vez mais ágeis e modernos . Exemplo disso, foi o crescimento do setor diante da pandemia do Covid-19, conforme uma pesquisa divulgada pela Empresa de Pesquisa de Mercado, Insights e Consultoria, o Brasil foi o país da América Latina que mais desenvolveu o setor logístico, com crescimento de cerca de 30%. 

E o ano de 2023 promete ser um período de muitos avanços e inovações, ainda mais que há uma grande expectativa que haja movimentação de mais de 92 bilhões de toneladas de mercadorias no próximo ano, de acordo com a pesquisa da Transparency Market Research. Assim, torna-se mais evidente a importância de investir em novas tecnologias, a fim de agilizar os processos e oferecer um serviço mais assertivo.

Diante do exposto, para entender melhor sobre este assunto, a seguir, a Loggup apresenta as principais tendências logísticas para aplicar na sua transportadora em 2023. Confira:

O cenário do mercado logístico em 2022

O ano de 2022 no setor logístico obteve bons resultados com e-commerce brasileiro batendo recordes no segundo trimestre do ano. Sendo assim, no primeiro semestre o setor faturou cerca de R$ 2,6 bilhões em contratos de locação. Em 2021, o faturamento foi de R$ 4,3 bilhões. Além disso, outros segmentos que se destacaram foram o setor de transporte logístico e produtos de limpeza, os quais juntamente com o e-commerce representaram cerca de 74% das locações do ano. 

Potencial cenário do mercado logístico para 2023

Transporte conectado e automatização dos processos logísticos 

Acredita-se que a maior parte das tendências do setor estão diretamente relacionadas aos sistemas tecnológicos. Como, por exemplo, a aplicação de Machine Learning, Big Data e do armazenamento em nuvem que aumentam as chances de crescimento nos negócios da empresa. A partir disso, espera-se automatizar todo o processo logístico e de transporte. Por conseguinte, garantir benefícios como aumento produtividade, redução de custos e de falhas durante as operações.

Em função disso, com essas e outras tecnologias simplifica as rotinas dos motoristas, permitindo que tenham acesso às informações em tempo real. E com a inteligência artificial otimizam as rotas, aumentando a segurança e eficiência na direção.

Entrega rápida

É cada vez mais comum que as empresas otimizem seus processos logísticos, sobretudo, para efetuar entregas de forma mais rápida ao consumidor final. Desse modo, utilizam as chamadas tecnologias de automação como, por exemplo, armazém robotizados e entregas feitas por meio de drones.

Além do mais, com a alta no comércio eletrônico, tem crescido a modalidade de entrega conhecida como Same Day Delivery, que basicamente significa entrega no mesmo dia. Esta já é uma realidade em algumas empresas, mesmo que no Brasil seja realizada somente nos grandes centros urbanos. 

No entanto, com o crescimento de vendas feitas pelo comércio eletrônico, essa modalidade de entrega se potencializará no setor. 

Logística verde

Considerada uma forte tendência para o próximo ano, a logística verde ou eco-logística, tem como finalidade moldar os processos logísticos para que possa reduzir os impactos da indústria no meio ambiente. 

Neste sentido, a ideia principal é buscar tecnologias e equipamentos que consigam ajudar nas ações de um futuro mais sustentável, os quais reestruturam todas etapas, do armazenamento à distribuição e ao transporte. 

Geralmente, é possível fazer um monitoramento de dados por meio de softwares especialista para o setor, que ajudarão com as seguintes ações:

Fazer a gestão de consumo de combustível;

Controlar a manutenção dos caminhões;

Definir rotas de entregas mais eficientes.

A partir disso, proporciona a definição de estratégias que possam gerar processos mais sustentáveis. 

Uso de veículos elétricos

No setor logístico algumas empresas já têm feito investimentos em modelos diferenciados de entregas, como o uso de veículos elétricos. Além de tornar a operação mais sustentável, assegura uma economia de combustível vantajosa. Porém, é um desafio gerir o planejamento de rotas desses veículos que precisam considerar alguns fatores como tempo de autonomia, inclusão de pontos estratégicos em que possam ser feitas recarga quando necessário.

Utilização de sensores durante o transporte 

O uso de sensores com o objetivo de rastrear a rota das mercadorias transportadas, é uma forma simples de fazer o uso da “Internet das Coisas” nas operações logísticas. Trata-se de um dispositivo com longo tempo de vida, que permite a transmissão de informações por meio de gateways, máquinas intermediárias destinadas a ligar redes e outras coisas. 

Neste sentido, a informação transmitida é visualizada em um mapa, possibilitando que o status dos carregamentos sejam monitorados constantemente. Porém, essa tecnologia ainda deve demorar um pouco para ser implementada em larga escala, por enquanto, tem sido destinada às cargas consideradas valiosas. 

A importância de aplicar as tendências logísticas para 2023

Como o setor logístico tem se tornado cada vez mais competitivo e tecnológico, é necessário buscar formas de sobressair à concorrência e, assim, manter-se competitivo no mercado. Além do mais, as empresas do setor precisam se adaptar à nova realidade, a era da transformação digital e dos consumidores 4.0, os quais estão muito mais exigentes e conectados às tendências. 

Por isso, é importante às transportadoras e operadores logísticos automatizarem seus processos, no intuito de proporcionar aos seus clientes uma experiência multicanal integrada para o consumidor. 

Logo, a principal estratégia para 2023 deve ser voltada para oferecer serviços com maior agilidade, eficiência, redução de custos e gestão de crescimento. Além do que, garantir recursos favoráveis para o desenvolvimento dos negócios. 

Quer receber mais dicas, entre em contato conosco e conheça nossas soluções!

Linkedin

Instagram

Facebook

Youtube

Leave a Reply