Skip to main content

Ter sua Transportadora presente no Google Meu Negócio, significa disponibilizar aos seus clientes suas soluções logísticas de uma forma simples e prática, garantindo segurança e transparência.

A presença na internet é atualmente questão primordial para empresas que desejam de fato, apresentar seu negócio, aos seus clientes. Com isso, possuir um site e investir na publicação de conteúdos tem sido uma das principais estratégias utilizadas pelos empreendedores. Dado que, 8 em cada 10 pessoas usam o Google para buscar informações sobre as empresas e assim comparar qual o negócio mais vantajoso.

Diante disso, existem mais estratégias além das mencionadas, como por exemplo, o Google Meu Negócio. Este que se trata de uma ferramenta que tem como intuito potencializar as vendas locais por meio da exibição de informações sobre a empresa nas páginas de resultados e também no Google Maps.

Neste contexto, a fim de entender melhor sobre este assunto, a seguir, a Loggup explica a importância da criação do Google Meu Negócio e da sua boa gestão para as empresas. Acompanhe:

O que é o Google Meu Negócio?

O Google Meu Negócio, também conhecido por Google Business, nada mais é do que uma plataforma do Google em que empreendedores podem divulgar seu negócio de modo gratuito nos resultados orgânicos de pesquisa. Deste modo, a partir dessa plataforma divulga-se informações relacionadas a empresa como nome, endereço e horário de funcionamento. Além disso, possibilita adicionar fotos, respostas a comentários de clientes e ainda, saber como e onde as pessoas estão procurando pelo que a empresa oferece na web.

Vale frisar que esta ferramenta surgiu em 2014 para unificar as funcionalidades existentes no Google Places e nas páginas de empresas do Google +.

Por que utilizar o Google Meu Negócio?

De modo geral, existem fatores significativos para que os empreendedores criem o Google Meu Negócio para fins de divulgação da empresa e seus respectivos produtos ou serviços. Sendo assim, entre os principais podemos destacar:

Cadastrar e destacar sua empresa no Google: É bastante comum que os clientes procurem por empresas no Google, tendo como intenção a busca por informações relacionadas a endereço, horário de funcionamento, fotos, avaliações e outros dados. Por isso, quando as empresas são cadastradas no Google Meu Negócio, são exibidas essas e diversas outras informações para quem realiza uma pesquisa sobre ela.

Interações com os clientes: Essa ferramenta permite que se responda aos clientes e também que fotos sejam postadas sobre os produtos e serviços prestados. Pois, de acordo com o Google, empresas que adicionam fotos recebem 42% mais solicitações de rotas no Google Maps e 35% mais cliques em seus websites.

Entender e ampliar presença: Para compreender melhor sua presença online, torna-se interessante a verificação de insights sobre como os clientes pesquisam sua empresa e de onde eles são. Outro ponto importante é a possibilidade de identificar o número de pessoas que ligaram para a empresa e onde residem.

Afinal, como criar uma conta no Google Meu Negócio?

A criação de uma página no Google Meu Negócio parece ser algo complexo, porém para facilitar este processo, descrevemos este passo a passo simples e prático:

Primeiramente, acesse o google.com.br/business e clique em começar agora, no canto superior direito. E faça login em sua conta do Google.

Em seguida, aparecerá um formulário, preencha-o na aba “adicionar meu negócio” com os dados solicitados, como o nome da empresa, país, endereço, código postal e categoria do negócio. Responda também se atende os clientes onde eles estiverem ou somente no endereço local. Insira o telefone ou URL do site da empresa. Logo após, verifique se todas as informações estão corretas e confirme a autorização para gerenciar a página da sua empresa.

Na próxima etapa, será redirecionado para o painel de controle. Contudo, antes de começar a edição de suas informações e fazer com que sejam exibidas nas buscas e nos mapas, é necessário a confirmação de um código enviado pelo Google via telefone.

Atenção a algumas observações:

●     É importante que mantenha as informações de suas empresas ou de outros lugares que sejam gerenciados, completos e atualizados.

●     Muitas vezes nesta plataforma aparece duas ou mais contas de uma mesma empresa, que não são filiais e estão somente duplicadas. Caso isso ocorra, é necessário que se pesquise pela empresa no Google Maps e observe os resultados encontrados, assim defina a melhor opção, o qual apresenta mais informações relevantes e completas.

●     Informe os locais duplicados no Google Maps. Abra a ferramenta, encontre e selecione o local duplicado, sugira a mudança solicitando a remoção deste local, em seguida explique o motivo e envie para o Google Maps, para que seja feita a remoção dos locais duplicados.

Como fazer uma boa gestão do Google Meu Negócio

Certamente a boa gestão dessa plataforma online ajudará a expandir seus negócios, principalmente porque encontrará de forma mais fácil seus potenciais clientes.

Em função disso, a própria ferramenta dá dicas, como por exemplo, apresenta quais são os anúncios que estão funcionando mais no momento, ou ainda, sugere que adicione mais informações sobre o que vende ou de contato. Com isso, essas e outras ações auxiliam para que a empresa consiga ter maior relevância e competir na busca de pesquisas.

Mantenha seu perfil atualizado

Um dos pontos principais para garantir uma boa gestão dessa ferramenta, é manter as informações do perfil atualizadas. Só para exemplificar, imagine que o usuário realize uma pesquisa no Google e encontre sua empresa. Lá, ela verifica que a empresa funciona aos finais de semana, entretanto, ao chegar no endereço indicado a encontra fechada, gerando assim uma péssima impressão e experiência frustrante que a empresa deve evitar ao máximo.

Gere interação no perfil da empresa

Outro ponto de extrema importância no Google Meu Negócio é a quantidade de avaliações deixadas pelos clientes na página. Pensando nisso, incentive quem já realizou alguma compra a deixar um comentário falando sobre sua experiência.

Todavia, caso receba alguma avaliação negativa, não deixe de responder o usuário, com todo cuidado possível e agradeça o feedback. Além disso, investigue e analise as mudanças que precisam ser feitas no intuito de garantir uma melhor experiência e evitar que haja novas reclamações.

Realize postagens

Esta ferramenta proporciona aos empreendedores postagens em formato de texto, imagens, vídeos e eventos. Posto que, ao publicar este tipo de conteúdo, os mesmos só ficarão expostos por uma semana, por isso, requer atualização constante de novas informações.

Em resumo, esse tipo de publicação é feito da seguinte forma:

●     Acesse a página do Google Author;

●     Clique em “publicar no Google”;

●     Escolha o tipo de postagem e siga as recomendações;

●     Caso queira ver como ficará a publicação, clique em visualizar. E para voltar ao editor, é só clicar no topo da página;

●     Estando tudo dentro dos conformes, clique em publicar. Logo, em seguida, sua publicação aparecerá na pesquisa do Google.

Assim também, é possível editar ou excluir as publicações, além de programar para que sejam publicadas em determinado dia e horário. E caso deseje aumentar o tempo de visibilidade em até 14 dias, às compartilhe por meio de ações como e-mail marketing ou redes sociais, utilizando uma URL específica.

Disponibilize agendamentos

Essa é uma funcionalidade que auxilia determinados tipos de negócios e assegura a otimização do tempo e lucro. Dado que, permite aos usuários marcar dia e horário de visita. Quem atua com escritório, por exemplo, pode disponibilizar essa funcionalidade aos seus potenciais clientes a partir de uma landing page que o levem a efetuar o agendamento de visita com dia e horário específico.

Neste sentido, para permitir o agendamento é necessário entrar em contato com provedores compatíveis com o Google Meu Negócio. Sendo que esta ação está disponível em sua conta na aba funcionalidades “agendamento”.

Lembre-se de conferir quais são os agendamentos chegando por meio deste canal, a fim de que tenha certeza que os clientes serão atendidos no dia e horário marcado.

Habilite a troca de mensagens

A plataforma também propicia a troca de mensagens com os clientes. A partir disso, adquire-se uma forma de contato direto com eles, sobretudo, tirando dúvidas de forma clara e prática.

E para ativar a troca de mensagens, abra a ferramenta e clique em opções de “clientes > mensagens > ativar”. Após a sua ativação, volte ao menu de “clientes > mensagens” e confira todas em forma cronológica. Além do mais, faça essa mesma conferência diariamente e veja quais foram as mensagens recebidas e responda cada uma delas com objetividade e rapidez.

Diante do exposto, nota-se que a criação de uma página no Google Meu Negócio é uma estratégia crucial para os empreendedores que desejam maior visibilidade no meio online. Pois, esta ferramenta ajuda-os a serem encontrados mais facilmente e ainda proporciona algumas ações estratégicas como divulgação de fotos dos produtos ou serviços, eventos da empresa, além de gerar uma comunicação direta com os clientes. 

A Loggup é a principal empresa no Brasil especialista em ajudar mais de 350 transportadoras a conquistarem clientes através das soluções de inteligência de mercado e transformação digital.

Quer receber mais dicas, entre em contato conosco e conheça nossas soluções!

Linkedin

Instagram

Facebook

Youtube

Leave a Reply