Empresas como, Google, Ifood, Amazon e Uber já têm planos de um futuro movido a entregas por drones, para baratear os serviços e derrubar o tempo de espera pelo produto comprado.
A logística é de longe um dos setores que mais se beneficiaram com o emprego de ferramentas tecnológicas. Softwares, big data, inteligência artificial, robotização, dentre outras, colocaram o transporte de mercadorias num cenário inimaginável até uns anos atrás. O que percebemos é uma tendência latente da utilização de meios de transporte sem a necessidade da presença humana, com foco na redução de tempo no prazo de entrega e otimização da localização precisa dos pontos que receberão as mercadorias, para a tão almejada redução de gastos da empresa. E o drone cabe perfeitamente nessa tendência.
Originariamente utilizado como arma de guerra (por não ser tripulado diminuiria o número de vítimas), já era utilizado para produção de imagens, limpeza, segurança e militar. Com autonomia satisfatória e remotamente pilotados os drones passaram a ser empregados com diversos outros fins e toda essa versatilidade chamou atenção de grandes empresas que vislumbraram a possibilidade de utilizá-lo como ferramenta logística. Algumas até já se utilizam dessa nova tecnologia para realizar entregas em tempo menor, reduzindo custos e sem enfrentar contratempos, como o trânsito das grandes cidades.
Muito se falou da utilização de drones como um modal aéreo alternativo e versátil para se adaptar as diversidades enfrentadas pela movimentação de cargas. Depois de alguns testes realizados por grandes empresas como Google e Amazon para a entrega com a utilização de drones, está se criando muita expectativa.
A promessa de utilizar essa ferramenta na verdade não é novidade, pois já em 2013 Jeff Bezos, chefão da Amazon, apresentou um “octocóptero” e anunciou que a empresa efetuaria entregas até 2018 por drones. O processo ainda não se dá em larga escala, mas já é uma realidade.
A Uber e a Alphabet já têm planos de um futuro movido a entregas por drones, para baratear os serviços e derrubar o tempo de espera pelo produto comprado.
O fato é que mesmo com a limitação do peso da carga entregue pelo drone, as principais dificuldades no transporte podem ser solucionados. Obstáculos como prazo, infraestrutura, custo, acesso a regiões hostis e segurança, serão facilmente transpostos com esse modal não tripulado. Isso porque o transporte aéreo é mais rápido, não demanda grandes infraestruturas, custa menos, o equipamento sobrevoa áreas remotas sem grandes dificuldades e o risco de acidentes e assaltos são remotos. Além do mais, os drones têm uma grande possibilidade de contribuir com as estratégias logísticas.
Mas, em contrapartida, algumas definições e regulamentações precisam ser estabelecidas para que os equipamentos tragam benefícios e não mais dificuldades para o setor. Como por exemplo as regras de tráfego aéreo, segurança e energia.
É preciso saber como esse tipo de serviço será regulamentado e encontrar alternativas que viabilizem sua adoção por parte das empresas dos mais diversos segmentos.
Outra questão que suscita dúvidas e precisa ser esclarecida e regulamentada é quem poderá pilotar o equipamento. Hoje, qualquer pessoa pode investir em torno de R$ 300,00 e adquirir um drone de menor porte. A pergunta é: quem terá permissão para utilizar o equipamento e como se dará o processo de profissionalização de quem vai operar o drone, principalmente para efetuar entregas. Apesar de ser pequeno e não tripulado, o equipamento conduzido de maneira imprudente pode causar graves acidentes.
A Loggup está atenta a essas questões e em busca de informações para esclarecer o setor, antes e melhor, pois está certa de que os drones já não são mais uma tendência, mas sim uma realidade.
A Loggup é a principal startup brasileira especialista em ajudar as transportadoras de cargas a venderem mais fretes através de estratégias digitais.
Quer receber mais dicas, entre em contato conosco e conheça nossas soluções!
Copyriht © 2019 Loggup Logistic Group. Todos os direitos reservados.
Feito com ❤ pelo time da Loggup