Skip to main content

Conheça mais sobre o Chat GPT e como ele é aplicado na logística, além dos benefícios proporcionados às operações.

Atualmente uma das mais novas tendências tecnológicas do mercado é o chat GPT, que tem como intuito aprimorar a gestão das empresas e o modo como acessam e interpretam as informações. Desse modo, acredita-se que esta seja uma ferramenta interessante para os processos do setor logístico, uma vez que as demandas deste mercado e os desafios existentes, requerem a aplicação de soluções inovadoras. 

Neste contexto, por conta da habilidade de processamento de linguagem natural, além da grande capacidade de analisar volume de dados e oferecer insights, o chat GPT colabora para tornar a logística mais assertiva. Isso porque, propicia a automatização das tarefas, auxilia na previsão de demandas, otimização de rotas e no aprimoramento do atendimento ao cliente, por exemplo. 

Diante deste panorama, para que possamos compreender melhor este assunto, a seguir, a Loggup explica a importância do chat GPT para as transportadoras de cargas. Confira!

O que é o chat GPT?

Primordialmente, Chat GPT é nome popular de  “Generative Pre-Trained Transformer”, que significa transformador pré-treinado generativo. Trata-se de um algoritmo que utiliza redes neurais e machine learning, isto é, aprendizado automático, que tem como objetivo otimizar a comunicação e diálogos virtuais entre humanos e a inteligência artificial. 

Só para ilustrar, esse tipo de recurso já é costumeiramente utilizado nos smartphones, pelos famosos “Siri” ou “Google Assistente”. Dessa maneira, essas inteligências artificiais possuem algoritmos que fornecem uma sequência de respostas precisas, os quais buscam melhorar a experiência do usuário.

Sendo assim, em relação ao chat GPT, sua arquitetura é avançada e baseada exclusivamente na rede neural Transformer, o qual é projetado para processar apenas textos. Além disso, possui uma programação segura e composta por camadas que proporcionam à plataforma o reconhecimento de palavras-chaves e diferentes termos, sendo esta, então, considerada uma ferramenta moderna na geração de texto.

Afinal, como funciona o chat GPT?

Assim como ocorre em outras inteligências artificiais, o chat GPT busca informações via internet. Logo, ao realizar perguntas à ferramenta, ela acessa o banco de dados da internet e modifica as informações para criar respostas mais criativas. 

Percebe-se que o chat GPT funciona como a maioria dos mecanismos de busca, porém, a sua diferença se configura na forma de apresentação das respostas aos usuários, visto que a ferramenta é capaz de contextualizar as informações conforme o solicitado, seja em texto ou códigos de programas, por exemplo. 

Ademais, é possível ainda, integrar os aplicativos por meio de uma API, garantindo melhoria na experiência dos usuários. De modo geral, pode-se realizar perguntas a partir de serviços como Whatsapp ou chatbots de atendimento. 

Como o chat GPT é utilizado no setor logístico?

Dado os avanços dessa tecnologia e a sua capacidade de reunir e gerar conteúdos precisos, certamente pode se tornar uma importante ferramenta nos processos logísticos. Em função disso, promove maior eficiência, melhora o desempenho e a produtividade. Assim, entre os principais maneiras de aplicação do Chat GPT na logística, podemos destacar:

Aumento na eficiência da cadeia de suprimentos

Devido aos recursos de linguagem avançado, o chat GPT auxilia na identificação de dados não estruturados, isso significa que contribui no agrupamento e análise de feedback dos clientes, avaliações em sites, além dos comentários em postagem nas redes sociais. Por meio disso, identifica-se os principais assuntos comentados em relação a determinados serviços, padrões de comportamento, tendências e, ainda, avalia a satisfação dos clientes e as novas oportunidades de mercado. 

Previsão de oscilações no mercado

Ao utilizar o chat GPT é possível a obtenção de maiores informações sobre as demandas e variáveis de mercado. A ferramenta quando integrada ao sistema de comunicação da empresa, recebe dados em tempo real e recomendações inteligentes que maximizam a eficiência nas operações. 

Neste sentido, essa é uma ótima opção, sobretudo, para empresas que passam por oscilações de demandas, a fim de evitar desabastecimento em determinados armazenamentos ou vendas, garantindo o atendimento às necessidades dos consumidores finais. Além do mais, permite-se a elaboração de análises de dados históricos de vendas, com intuito de adquirir maior previsibilidade sobre quanto de estoque será necessário para atender as demandas de um determinado período.

Análises de mercado

O uso dessa ferramenta possibilita também para logística, a identificação de possíveis gargalos, pois, são realizadas análises profundas de dados e, de diferentes fontes de forma integrada. 

Exemplo disso, ao integrar sensores de equipamentos, o chat GPT pode verificar a necessidade de manutenção e evitar danos à empresa, por conta do tempo de inatividade.

Maior eficiência e competitividade

Este sistema possui alta capacidade de aprendizado sobre os algoritmos e bases de dados renováveis. A partir disso, o chat GPT consegue entender o comportamento da empresa no mercado, posto que, utiliza interações e históricos de dados, tornando as operações mais personalizadas ao mesmo tempo que melhora o desempenho dos negócios.

Devido a isso, são identificados pontos cruciais para a atividades logísticas como:

Os potenciais de mercados;
Novas tendências de consumo;
Previsibilidade de demandas;
Conteúdos personalizados;
Disponibilização de informações mais seguras aos colaboradores, entre outros.

Automatização das tarefas e diminuição dos erros

Em quase toda implementação de recursos tecnológicos nos processos logísticos, um dos principais benefícios é a automatização das tarefas. Neste caso, agiliza a verificação de informações em documentos de remessa, fatura de clientes, planilha de dados, além da possibilidade de gerar etiquetas das cargas e dos boletos de faturas. 

Atendimento ao cliente

A tecnologia quando integrada aos sistemas de atendimento ao cliente oferece respostas automatizadas, como informações de rastreamento das cargas, ou ainda, prazo estimado das entregas.

Outro ponto essencial, é que o chat GPT ajuda a superar desafios da comunicação, desenvolvendo recursos que interagem diretamente com o cliente como assistentes virtuais e chatbots, os quais tiram dúvidas, principalmente com relação ao acompanhamento de pedidos. 

Redução de custos

Os gestores logísticos sempre visam a aplicação de estratégias que possam aumentar a eficiência e reduzir os custos ao mesmo tempo. Com essa ferramenta, isso ocorre devido a previsão de demandas, o qual permite aperfeiçoar o gerenciamento de estoque e dos produtos armazenados. 

Portanto, o chat GPT é uma tecnologia importante que pode modificar a maneira como os processos logísticos são realizados. Dado que, por causa da sua grande capacidade de análise de dados, auxilia na previsão de demandas, maximiza a eficiência das operações, automatiza as tarefas rotineiras e aprimora o atendimento ao cliente. E quando integrado com outras ferramentas como rastreamento e monitoramento, fornece informações mais claras e precisas. 

A Loggup, especialista em transformação digital para transportadoras e operadores logísticos, com sua expertise e reconhecido trabalho de qualidade ajuda as empresas a serem encontradas pelos seus potenciais clientes, lhes oferece vantagem competitiva e presença nos canais digitais, promove a maximização de seus faturamentos, além de promover a cultura de inovação, maior credibilidade e visibilidade para as marcas, e claro, redução de custos.

Quer receber mais dicas, entre em contato conosco e conheça nossas soluções!

Linkedin

Instagram

Facebook

Youtube

Leave a Reply