Entenda como funciona o SEO do site de sua Transportadora

quarta-feira, setembro 2020

Muito se fala sobre o SEO nas estratégias de marketing digital, mas de fato, você sabe o que isso significa e o quão importante ele é para sua empresa? Pensando nisso, criamos esse artigo para explicar melhor o que é o SEO e como ele funciona. 

SEO é uma sigla em inglês, Search Engine Optimization, que significa otimização para mecanismos de busca. Nada mais é que o processo estratégico de otimização do seu site e conteúdo para que os algoritmos dos buscadores tenham preferência por suas páginas, colocando-as no topo dos resultados para as buscas de uma certa palavra-chave. Com o objetivo de melhorar o tráfego orgânico (de forma gratuita) do seu site. Esse tráfego, são pessoas que acessam seu site e seus conteúdos, se tornam leads (prováveis clientes) e vendas são concretizadas. 

A cada segundo, milhões de pesquisas são feitas nos buscadores — especialmente no Google, o mecanismo de pesquisa mais usado do mundo. As pessoas pesquisam sobre tudo, dúvidas, curiosidades, sobre educação e até saúde. E vem se percebendo a crescente pesquisa por serviços e produtos, principalmente com a aumento do e-commerce. Através das pesquisas nos buscadores, as pessoas definem qual sua escolha para satisfazer sua necessidade do momento, seja uma receita de um bolo ou uma empresa a contratar. 

De acordo com algumas pesquisas realizadas, foi comprovado que os 5 primeiros resultados que surgem no Google, recebem 67% de todos os cliques. E apenas 0,78% dos usuários clicam em algum link na segunda página dos resultados. Isso mostra que se a sua empresa não está entre as três primeiras posições da busca orgânica, uma grande parcela de oportunidades está sendo desperdiçada e indo diretamente para seus concorrentes. 

Esse é o um dos principais motivos para usar o SEO para rankear seu site na primeira página do Google. O seu site, blog ou loja virtual se torna mais conhecido, ganha autoridade no mercado, recebe mais visitantes e aumenta as chances de conversões. 

A utilização correta de técnicas de SEO permite que qualquer site tenha a chance de melhorar seu desempenho, além de dar maior visibilidade à marca e comprovar sua credibilidade. Existem vários conjuntos de técnicas que somente um profissional ou uma equipe técnica especializada conhecem a fundo e serão capaz de escolher e combinar para obter o melhor resultado, que atendam suas necessidades. Mas a seguir separamos 4 métodos essenciais que farão diferença no seu site. 

1- Título da Página

A ideia é apresentar o assunto e chamar a atenção do leitor para clicar no post, que estará concorrendo com outros milhares entre as páginas do Google. Esse é o título que aparece para o usuário nos resultados do mecanismo de busca, ainda fora do seu site. Portanto, o título é o primeiro contato do leitor com o texto, que pode fazê-lo clicar no link ou não. Por influenciar diretamente na sua taxa de cliques, esse é um dos mais importante fatores para aumentar seu tráfego. 

Por isso, muita atenção a essas orientações: 

  • O título do SEO deve ter até 60 caracteres
  • Deve conter a palavra-chave e o mais à esquerda possível
  • Deve ser objetivo.

2- Descrição

É aquela pequena introdução que observamos logo abaixo do título do SEO, com uma breve descrição do conteúdo. É ali que o usuário decide se o assunto é relevante para suas necessidades. Ou seja, é o momento decisivo da escolha do leitor de clicar ou não na página para acessá-la. Uma boa descrição deve ter até 150 caracteres e ser bastante clara e honesta sobre o conteúdo da página, é importante que a palavra-chave apareça ali, já que ela fica negritada quando coincide com os termos que o usuário buscou. Dessa forma, você consegue atrair mais cliques, influenciando diretamente nos seus resultados.

3- Palavras Chaves 

A palavra-chave é uma das bases de todo o trabalho de SEO. O primeiro passo para identificar esses termos é realizar uma boa pesquisa, encontrando quais são as palavras mais utilizadas pelo público e que são interessantes para a empresa. Algumas ferramentas de busca de palavras-chave são essenciais. Entre as ferramentas de busca de palavra-chave, o Keyword Planner é um dos mais reconhecidos. Depois que elas forem identificadas, a criação da página deve ser feita levando-a em consideração.É interessante que a palavra-chave apareça na introdução e conclusão da página, além da URL. 

4 – URL Simples 

Outra prática de SEO é otimizar a criação da URL. O endereço eletrônico não deve ser aleatório, como uma sequência numérica pouco lógica. É interessante que ela seja curta e objetiva, de preferência contendo a palavra-chave trabalhada na página. Antigamente, no momento da construção das páginas, os profissionais não se preocupavam muito com esse código, sendo impossível reconhecer o conteúdo apenas pelo URL. Agora, no entanto, isso mudou. 

O Google recolhe o termo digitado pelo usuário no campo de busca e, um dos locais que ele procura uma relação é na URL. Eles rastreiam as URLs das páginas para entender o seu foco central, já que trazem termos que resumem o tema da página. Se a página não contém o termo digitado no endereço eletrônico, já perde ponto. Por isso, os sites atuais são todos criados com URLs amigáveis. 

Um bom exercício para criar a URL, é verificar se pelo código é possível ter uma ideia do conteúdo da página. Se isso for possível e com a palavra-chave, a URL é amigável. Senão, é preciso reformulá-la. Sites recém-criados apresentam URLs complexas, que misturam letras e números de forma desconexa. Alterar isso para algo dentro do contexto do seu website é um dos primeiros passos para a otimização. Quanto mais simples e compreensível, melhor. 

Agora que você entendeu o que é SEO e a importância desse trabalho para a sua empresa, pare de perder tempo e comece a usá-lo agora mesmo! 
Conte com a Loggup, principal startup no Brasil especialista em ajudar as transportadoras através da Transformação Digital. 

Quer receber mais dicas, entre em contato conosco e conheça nossas soluções!

Linkedin

Instagram

Facebook

Youtube

 

 

Quer receber mais dicas gratuitamente?

Cadastre-se para receber informações privilegiadas e levar
sua transportadora a comunidade digital

O blog Loggup ajuda centenas de transportadoras de cargas através de dicas práticas em transformação digital.

Copyriht © 2019 Loggup Logistic Group. Todos os direitos reservados.
Feito com pelo time da Loggup