Lições que podemos aprender com MasterChef que vão além de culinária

sexta-feira, agosto 2020

O MasterChef Brasil é um talent show de culinária brasileira exibido pela Rede Bandeirantes e que é um tremendo sucesso. Bateu record de audiência inúmeras vezes e se tornou um programa queridinho do povo. Com provas muito bem elaboradas e com um elenco de jurados excepcionais formados pelos chefs Henrique Fogaça, Érick Jacquin e Paola Carosella e a incrível apresentadora Ana Paula Padrão, o programa se encontra em sua 7ª temporada, sem contar com os spin-offs MasterChef Junior, MasterChef Profissionais e MasterChef: A revanche.  

Mas além de pratos e dicas culinárias maravilhosas, o programa tem muito a nos ensinar em cada episódio, afinal, todos os participantes são levados a tirar o máximo de si, com erros e acertos. Além de entretenimento e diversão, podemos tirar algumas lições para nossa vida na prática e pensando nisso, separamos 6 lições que podemos tirar do MasterChef. 

1 – Dedique-se ao que você realmente ama

Quando começamos a assistir, percebemos que todos os participantes têm outras profissões, mas onde eles realmente se realizam é na cozinha, fazendo o que amam.  
Algumas pessoas passam a vida inteira em um trabalho que não lhes dão prazer, que não fazem de coração e isso é aprisionador. Então busque algo que você ama fazer e dedique-se verdadeiramente a aprender, pois isso trará uma satisfação que dinheiro nenhum dinheiro no mundo irá pagar.  

2 – Esteja sempre em aprimoramento 

A gastronomia é uma arte com muitas técnicas e para se aperfeiçoar, precisa de muita prática. Podemos ver claramente essa construção ao decorrer do programa. Cada participante estuda muito para aprender cada vez mais sobre culinária. Os próprios chefs afirmam que mesmo após anos de experiência, ainda há muito a se aprender, afinal, assim como o mundo ao nosso redor, a culinária está sempre em evolução. Então independente da área que você atua, procure estar sempre informado e se aprimorando de todas as técnicas, a fim de ser tornar um profissional cada vez mais capacitado. 

3 – Esteja aberto para aprender com as críticas 

Em todas as provas, os participantes passam pelo crivo meticuloso dos jurados, que atentamente observam e degustam os pratos, para logo em seguida falarem sobre os pontos altos e baixos do prato preparado. Alguma das vezes, eles também fazem observações sobre o comportamento do candidato durante o tempo de preparo, sobre alguns imprevistos e também sobre a apresentação. São críticas que se compreendidas e aceitas, valem ouro dentro da competição e principalmente para o aperfeiçoamento profissional dos futuros chefs. Como na vida real, alguns demoram a aceitá-los e não sabem lidar bem com as críticas, mesmo que seja para o bem deles. Precisamos ver o lado bom de todas as situações, mesmo as ruins. Como no ditado popular, se a vida te dá um limão, faça uma limonada. Escutar as críticas, entender e tentar mudar é o que fará grande diferença na sua trajetória. 

4 – Confie no seu potencial 

Muitos participantes que são bons, em algum momento de insegurança, mudam todo seu planejamento por dúvidas colocadas sobre eles, as vezes dos outros colegas concorrentes e as vezes dos próprios jurados. E no final, não fica tão bom quanto poderia ter ficado por não terem acreditado em si mesmos. Na vida passamos por isso diversas vezes, damos ouvidos aos outros, que acabam minando nossa segurança e nos distanciamos dos nossos objetivos. Confiarmos em nós mesmos é fundamental para a execução de um bom trabalho, seja ele profissional ou pessoal. E mais do que isso, precisamos estar confiantes para ultrapassarmos desafios que nos farão crescer. 

5 – Um bom planejamento é essencial 

Antes mesmo das provas começarem, os participantes precisam traçar um planejamento inicial do que irão fazer, para dessa forma conseguirem administrar bem o tempo e não esquecerem de pegar nenhum ingrediente. Esse planejamento é tão importante quanto a preparação do prato, pois sem ele, as coisas ficam confusas e com a correria e pressão, os participantes acabam tendo muita dificuldade e alguns nem conseguem entregar a tarefa. 
Precisamos ter foco e administrar bem nossos objetivos, planejando todos os passos, contando até com possíveis imprevistos. Somente com um bom planejamento conseguimos atingir nossos objetivos de forma plena. 

6 – Seja criativo 

Em algumas provas, os participantes precisam fazer o mesmo prato e o que diferencia um do outro é o sabor e a criatividade empregada. Seja para empratar ou para colocar um ingrediente diferente que trará todo um toque especial, se destacar da concorrência é essencial. E hoje em dia, num mercado tão competitivo, não dá para fazer e entregar apenas o básico, mesmo que muito bem feito. Precisamos nos sobressair usando a criatividade e dessa forma, fazer um serviço sem igual no mercado, seja pela excelência ou pelas suas particularidades. Saiba se destacar, descubra seus pontos fortes e melhore os fracos. Com certeza isso fará muita diferença. 

Como podemos ver, o programa vai além da culinária e isso explica seu grande sucesso. Aprender enquanto se diverte torna tudo mais fácil. E colocando essas dicas em prática em sua vida, transformará sua percepção e trarão ótimos resultados, seja na vida profissional, quanto na pessoal. 
A Loggup é a principal startup no Brasil especialista em ajudar as transportadoras através da Transformação Digital. 

 
Quer receber mais dicas, entre em contato conosco e conheça nossas soluções!

Linkedin

Instagram

Facebook

Youtube

 

 

Quer receber mais dicas gratuitamente?

Cadastre-se para receber informações privilegiadas e levar
sua transportadora a comunidade digital

O blog Loggup ajuda centenas de transportadoras de cargas através de dicas práticas em transformação digital.

Copyriht © 2019 Loggup Logistic Group. Todos os direitos reservados.
Feito com pelo time da Loggup