Vikings: Lições que podemos aprender com Ragnar Lothbrok – Loggup

sexta-feira, julho 2020

As séries são o maior sucesso e atualmente são consideradas um dos principais hobbies de milhares de pessoas. Mas além de entretenimento, em sua maioria elas têm lições e ensinamentos para nos passar.

A série Vikings, um drama histórico que estreou em 2013 e hoje conta com 6 temporadas, é muito bem sucedida e conquistou muitos fãs pela história inspirada em fatos reais das lutas e conquistas extraordinárias dos Vikings, contando as sagas de um dos mais conhecidos e lendário heróis nórdicos, Ragnar Lothbrok. E a partir desse personagem, destacamos algumas das principais lições que podemos aprender e levar pra nossa vida.

1 – Acredite nos seus sonhos.

Apesar de ter uma vida boa, Ragnar ainda não estava satisfeito. Queria crescer e obter coisas melhores e desbravar o mundo.

Um dos maiores sonhos dele, era explorar novas terras e atravessar o mar aberto. Porém, o seu rei não acreditava que seria possível e nem rentável se aventurar dessa forma, sem nenhuma garantia, proibiu a viagem. Mas Ragnar era obstinado e não desistiu do seu objetivo. Junto com seu irmão Rollo e seu amigo Floki, construíram um barco, conseguiram realizar a tão sonhada viagem e trazer muitos espólios, contrariando o que muitos lhe diziam. Ragnar tinha convicção de que com muito esforço, conseguiria alcançar o que seu coração desejava. Ele não deu ouvido para as dúvidas e medo dos outros e teve sucesso.

2- Construa sua reputação com credibilidade

Não demorou muito para Ragnar se tornar rei e com o tempo, seu nome foi virando uma lenda. Sua coragem e determinação tornavam as suas conquistas cada vez mais populares. Mas nem tudo foi fácil e no meio do caminho ele teve alguns percalços, mas soube administrar bem seus problemas, punindo quando necessário e sendo justo em suas decisões. Todos sabiam que podiam confiar em Ragnar, pois  era um homem de palavra, mesmo quando errava aprendia rápido com isso e tomava como lição. Não foi a toa que se tornou um dos nomes mais conhecidos de toda Escandinávia.

3- Se cerque de pessoas talentosas e leais

Desde o começo, Ragnar escolheu bem seus aliados. Pessoas diferenciadas, competentes, leais e principalmente, que queriam crescer ao seu lado. Saber detectar as principais características e dons dos seus companheiros, era um dos triunfos de Ragnar. Confiou e escolheu Floki desde o começo, sabendo de suas habilidades e acreditando que ele podia ir cada vez mais além, a ponto do Floki se desenvolver como um excelente inventor e engenheiro. Viu em Althestan, um aliado valioso e fonte de inúmeros aprendizados. E mesmo após seu casamento com Lagherta ter acabado, sua relação se manteve respeitosa e um sabia que podia contar com o outro. Pessoas que somaram em toda sua trajetória e que eram verdadeiros amigos, pessoas que ele sabia que podia confiar.

4 – Inspire e motive quem está ao seu redor

Essa lição é complemento da anterior. Provoque as pessoas que estão a sua volta a evoluir, motive seu desenvolvimento. Ragnar acreditava no potencial do seu pessoal, os inspirava com suas palavras e os convencia com seu poder de persuasão. O anseio de Ragnar de superar a si mesmo e romper seus limites junto com seus homens, além de inspirar lealdade, intensificava também o desejo no outro de ser melhor. Dessa forma, sua equipe se tornava cada vez mais imbatível, um ajudando o outro.

5 – Seja sempre um aprendiz

Ragnar acreditava que o conhecimento era essencial e base para suas conquistas. Mas do que desbravar o mundo, ele queria conhecê-lo, então não perdia oportunidade de absorver tudo que podia de outras culturas, como a dos ingleses e franceses. Assim que conheceu Althestan, soube que ele seria primordial para seu progresso, aprendeu com ele sobre os costumes de outro povo e até um novo idioma. Mesmo após se tornar rei, sempre teve humildade para ouvir e aprender com outras pessoas. E sempre deixou claro que não era auto suficiente e precisava da sabedoria dos que o rodeavam.

Mesmo com seus defeitos, o Ragnar foi um excelente líder e com todos esses pontos destacados, podemos entender o motivo de ter se tornado tão lendário. Sua genialidade fora do comum e criatividade para driblar os problemas, quebraram diversos paradigmas e nos mostrou as dores e vitórias de um verdadeiro líder.

Quer receber mais dicas, entre em contato conosco e conheça nossas soluções!

Linkedin

Instagram

Facebook

Youtube

 

 

Quer receber mais dicas gratuitamente?

Cadastre-se para receber informações privilegiadas e levar
sua transportadora a comunidade digital

O blog Loggup ajuda centenas de transportadoras de cargas através de dicas práticas em transformação digital.

Copyriht © 2019 Loggup Logistic Group. Todos os direitos reservados.
Feito com pelo time da Loggup