Logística na Pandemia: Benefícios e mudanças de hábitos em meio ao coronavírus

segunda-feira, maio 2020

Mudanças de hábitos positivos e benéficos em meio ao coronavírus

 

Estamos vivendo o caos de uma pandemia. Uma quarentena forçada para manter nossa saúde e a saúde do coletivo. O mínimo de contato social é a arma mais eficaz que temos para que o vírus não se propague ainda mais. E em meio a tanta adversidade podemos notar que alguns hábitos mudaram. Atitudes positivas que transformarão a forma de encararmos o novo mundo que nos aguarda após tudo isso passar. Toda situação, por pior que possa parecer, tem seu lado positivo e é nosso dever refletir sobre as lições que a pandemia tem a nos ensinar e principalmente, repensar sobre nossos valores e rever nossas prioridades.

O sentido da palavra sociedade e o significado que ela realmente carrega foi absorvido e repensado por grande parte da população, que entendeu que, de forma ética e sem egoísmo, a medida de isolamento serve como proteção de todos e evita que o sistema de saúde entre em colapso e que muitas vidas se percam. Outra palavra ressignificada foi a solidariedade, que de maneira positiva e acalentadora tocou os corações para pensar nos mais necessitados e vulneráveis a essa crise. Com ajudas, homenagens e doações, todos  se sensibilizaram com as dificuldades alheias.

A necessidade de acesso a alguns serviços que estão paralisados fez as pessoas se aventurarem ao “DIY”, o faça-você-mesmo, e retomarem sua autonomia em diversos temas. Algumas habilidades foram desenvolvidas, como jardinagem, culinária e pintura. A ânsia por manter a mente ocupada foi um facilitador dessa evolução. Outra mudança significativa foi na preocupação em se alimentar melhor de forma a suprir as necessidades do corpo para aumentar a imunidade. A limpeza da casa e a higiene pessoal também cresceram, para afastar qualquer possibilidade de contágio. E também houve a valorização das relações, a saudade de ter perto e o desenvolvimento da conexão familiar com maior convívio com a família, aumentando ainda mais os laços afetivos.

Há algum tempo se ouve que o futuro é tecnológico, mas a pandemia acelerou o futuro para hoje e quem não se atentou a essa modernização acabou ficando para trás. A quarentena fez com que nos voltássemos para era digital de uma forma nunca vista, apressando ainda mais o processo e mudando a forma de consumo, entretenimento e trabalho, sacramentando de vez que a  globalização é incontestável e definitiva.

Com a preocupação finaceira devido a crise, a compra de bens considerados supérfluos foi substituída para garantir o essencial, como alimentos, remédios e produtos para garantir a saúde e bem-estar. Com um aumento significativo nas compras pelo e-commerce e delivery, essa mudança tem grandes chances de se estabelecer de vez e mudar nossa perspectiva de consumo online.

O entretenimento também sentiu o impacto digital, já que qualquer tipo de evento que tenha aglomeração foi cancelado. Os cinemas, que estão fechados desde março, deram ainda mais espaço para o streaming, que viu seus números de assinantes dispararem e diversificaram. Os shows foram substituídos por lives que bateram recordes de visualizações e audiência simultânea e as redes sociais estão em uma crescente ainda maior do que o normal.

E uma das maiores tendências é a consolidação do trabalho a distância, o chamado home office, que precisou ser adaptado e implementado em todos os serviços de atividades não essenciais. Esse movimento, que já é expressivo lá fora, foi estabelecido e bem aceito por uma enorme quantidade de empresas e trabalhadores, que perceberam  que boa parte do trabalho e das reuniões podem ser resolvidas online, simplificando os rituais de trabalho, reduzindo poluição e deslocamentos desnecessários.

É inegável que a quarentena trouxe mudanças drásticas no nosso cotidiano, mas tirar lições positivas e observar grandes oportunidades que surgiram fazem parte do nosso crescimento pessoal e social. Aproveite esse tempo para entender a mudança que está acontecendo no mundo e faça parte dela.

Quer receber mais dicas, entre em contato conosco e conheça nossas soluções!

Linkedin

Instagram

Facebook

Youtube

 

 

Quer receber mais dicas gratuitamente?

Cadastre-se para receber informações privilegiadas e levar
sua transportadora a comunidade digital

O blog Loggup ajuda centenas de transportadoras de cargas através de dicas práticas em transformação digital.

Copyriht © 2019 Loggup Logistic Group. Todos os direitos reservados.
Feito com pelo time da Loggup