O BPO FISCAL E CONTÁBIL COMO ELES OTIMIZAM OS RESULTADOS DAS TRANSPORTADORAS

sexta-feira, junho 2021

Uma estratégia de otimização, o BPO visa priorizar a gestão de setores fiscal e contábil, deixando o empresário focado na sua atividade central

O BPO, do inglês Business Process Outsourcing, é uma estratégia planejada de delegar para outras empresas, ou profissionais especialistas, o gerenciamento de áreas ou processos importantes de um negócio, mas que não fazem parte do core business da empresa de logística, ou seja, do seu foco de atuação principal. Isso porque a alta competitividade do setor faz com que empresas de logística busquem, cada vez mais, soluções que permitam que os gestores dediquem mais energia às ações-chaves, sem investir tanto esforço em atividades secundárias, independentemente de quais sejam.

Para exemplificar, o BPO é a ferramenta que vai ajudar o transportador a focar a sua energia no deslocamento da carga, se foi entregue no prazo e segura, ao invés de dispender esforços na administração fiscal e contábil do seu negócio. Fato é, que esses departamentos despendem conhecimento e dinheiro por parte dos gestores, já que qualquer equívoco em alguma das áreas pode resultar em prejuízos financeiros e até fechamento do negócio.

A aplicação desse serviço, com o uso de ferramentas especializadas, tecnologias inovadoras e inteligência fiscal, não só dinamiza o trabalho como torna os processos mais amplos e transparentes, características essenciais para dar maior segurança ao negócio em questões tão importantes.

Fato é, que o mercado global prevê que o BPO alcançará́ a marca de US$ 262,2 bilhões até 2022, principalmente em função da flexibilidade, desenvolvimento e novas tecnologias.

A Loggup, maior startup do Brasil que ajuda as transportadoras a venderem mais fretes por meio da transformação digital, elaborou em conjunto com a EMASFI, especialista em contabilidade, esse informativo para mostrar a importância do BPO, Fiscal e Contábil, para as empresas que operam no setor logístico. Acompanhe:

O que é um BPO Fiscal?

O BPO Fiscal é um dos mais adotados atualmente pelas empresas que buscam aumentar a eficiência no controle tributário. É primordial para diminuir o risco de multas e sanções, resultando em um negócio equilibrado e com menos desperdícios. Garante que uma empresa se mantenha em dia com suas obrigações fiscais, evitando problemas com órgãos fiscalizadores.

A ferramenta faz toda a diferença na medida em que por meio dele, o empresário transportador pode contar com profissionais e ferramentas que garantam a entrega correta de obrigatoriedades contábeis e tributárias, com total conhecimento das leis vigentes e que acompanha todas as inúmeras atualizações.

O que é um BPO Contábil?

O BPO Contábil é uma ferramenta para terceirizar a área contábil da sua empresa. Com ele, você pode contar com toda a infraestrutura montada por seus parceiros prestadores de serviços de terceirização contábil. Além disso, esse recurso pode auxiliar os empresários em questões gerenciais, utilizando tecnologias de ponta e uma equipe constantemente atualizada.

Quais são os serviços oferecidos pelos BPOs Fiscal e Contábil?

Dentre os serviços desenvolvidos com profissionais capacitados, está a total gestão dos documentos fiscais e contábeis, a assessoria para a abertura de empresas, a elaboração de relatórios e demonstrativos contábeis, a geração do SPED fiscal e contábil, e a apuração de impostos.

Quais são as vantagens para quem adota o BPO Fiscal e Contábil?

Com o emprego dessa ferramenta as empresas de logística podem usufruir de importantes benefícios, como:

º Foco no seu core business – questões fiscais e tributárias são complexas e precisam de atenção. Com o BPO fiscal, todo o esforço que seria necessário no gerenciamento desses setores pode ser direcionado para o core business do seu negócio. Na prática, recursos e mão de obra passam a ser aplicados nas suas atividades centrais.

º Redução de custos com o BPO não carece o investimento de grandes recursos, em áreas que são historicamente mais onerosas, o que impacta de forma indelével na diminuição dos custos. O BPO Fiscal permite que o gestor crie planejamentos mais seguros e diminua a taxa de desperdícios no pagamento de taxas e tributos.

º Menor risco fiscal com o BPO a gestão das empresas logísticas não precisa se preocupar com as muitas exigências do Fisco. O BPO conta com uma estrutura com conhecimento contábil e fiscal, que fica à disposição da empresa. Com ele, seu prestador de serviço mantém sua empresa sempre atualizada sobre as constantes mudanças das exigências tributárias, o que caminha naturalmente para minorar os riscos de erros fiscais.

Como escolher a empresa certa para o processo de BPO?

Como dito antes o Business Process Outsourcing (BPO) é um processo em que uma organização contrata outra para desempenhar determinada função, qualquer rotina que a empresa contratante não tenha expertise ou infraestrutura para executar, mas cujos serviços sejam necessários ao seu funcionamento, podendo ser atribuídos a uma corporação especializada.

Atualmente a logística é um dos setores que descobriram as vantagens do BPO, atribuindo a outras empresas algumas atividades e processos. Nesse sentido, contratar os serviços de BPO Contábil e Fiscal, viabiliza a execução de todo um fluxo de processos com qualidade. A gestão eficiente do seu negócio e de seus lucros, depende de um planejamento tributário, estratégico e financeiro sólido, com projeções, valores e metas bem definidas.

Por isso, escolha empresas especializadas neste tipo de prestação de serviços, que investem em equipamentos, treinamento, estruturas e estão em plena expansão, oferecendo serviços de qualidade e adequados às necessidades de cada empresa.

É essencial que esse prestador de serviço reúna três competências fundamentais: que conheça e tenha experiência na sua área de atuação, que ofereça uma consultoria especializada na transformação de processos para inovação e otimização, e que esteja apta a realizar processos de TI para automatizar atividades e garantir a digitalização dos documentos.

A empresa que implementará o BPO Fiscal ou Contábil precisa estar totalmente alinhada ao seu negócio, para quem ambos sigam na mesma direção.

Isso posto, vale ressaltar que o BPO Fiscal e Contábil garante a execução de serviços especializados por um menor custo. Com a junção do conhecimento de especialistas e a adoção de soluções tecnológicas, a empresa, inclusive e principalmente do setor logístico, obtém maior tranquilidade para trabalhar outras atividades e ainda consegue benefícios por meio das melhores decisões fiscais.

A Loggup e a EMASFI (empresa que executa serviços de contabilidade, cálculo de impostos, rotinas do departamento fiscal, folha de pagamento e pessoal, rotinas do departamento financeiro, controladoria e outros serviços de uma organização), firmaram para levar a melhor solução para o setor logístico brasileiro.

A Loggup, com expertise comprovada e profissionais altamente capacitados, coloca a sua transportadora em primeiro lugar!

Quer receber mais dicas, entre em contato conosco e conheça nossas soluções!

Linkedin

Instagram

Facebook

Youtube

 

 

Leave a Reply

Quer receber mais dicas gratuitamente?

Cadastre-se para receber informações privilegiadas e levar
sua transportadora a comunidade digital

O blog Loggup ajuda centenas de transportadoras de cargas através de dicas práticas em transformação digital.

Copyriht © 2019 Loggup Logistic Group. Todos os direitos reservados.
Feito com pelo time da Loggup