Os impactos do 5G na logística brasileira

quinta-feira, dezembro 2021

A quinta geração de internet vai revolucionar a logística de produtos no País, com uma conexão estável e ultrarrápida

Parte do que antes víamos em filmes de ficção científica vem se tornando realidade com o avanço da internet no País, que ganhou um novo capítulo com o leilão em 5 de novembro passado do 5G, a quinta geração.

A realização do leilão marcou a chegada da tecnologia no Brasil e fomentou investimentos no setor de telecomunicações. Com a venda das faixas, todas as obrigações de cobertura de internet móvel foram contempladas. Isso significa que serão atendidos os compromissos previstos para ampliação da infraestrutura de conectividade.

Conectividade importantíssima para as operações logísticas que vão ganhar com o 5G uma velocidade 20x maior que a 4G e uma conexão estável com velocidade ultrarrápida capaz de baixar e enviar arquivos instantaneamente. A tecnologia tem a capacidade de conectar bilhões de dispositivos otimizando a cadeia de armazenamento e distribuição.

A combinação da IoT (Internet of Things, Internet da Coisas) e redes 5G melhorarão a capacidade de rastreamento e fluidez de mercadorias. Com aumento da velocidade e latência das tecnologias relacionadas à rastreabilidade de cargas e veículos as informações serão disponibilizadas em tempo real, tornando as operações de transporte mais eficazes e seguras.

O uso de drones com câmeras, uma tendência para o setor, terá sua funcionalidade maximizada, uma vez que o 5G permitirá um melhor acompanhamento remoto de todo sistema logístico, fazendo com que seja um instrumento eficaz de gestão, fiscalização e segurança.

A Loggup, maior startup do Brasil especialista em ajudar as transportadoras a vender mais fretes, preparou esse artigo com as principais informações sobre o 5G e o seu impacto na logística. Confira:

A relação do 5G com a transformação digital

Dominar o 5G e suas implicações é fundamental para que as empresas aprimorem a capacidade de controle na cadeia de processos logísticos. Para tanto, é imprescindível que a transformação digital esteja implementada e atualizada para que metas sejam alcançadas.

A tecnologia 5G promete colocar uma “pimenta” no cenário da transformação digital, já que vem como um grande combustível de mudança nas várias indústrias e processos logísticos.

O setor industrial e logístico tendem a ser um dos mais impactados pelo 5G, especialmente pelo uso da internet das coisas (IoT) e, especificamente no setor de transportes, pode fazer que com que os carros autônomos passem a ter uma rede de baixa latência e com níveis de serviço adequados à missão crítica dessa aplicação.

Impactos do 5G nas operações logísticas

É fato que nos processos da cadeia de suprimentos, existe uma forte demanda por controle descentralizado, monitoramento, mobilidade e previsibilidade.

Essas características ganham uma dimensão maior com o 5G, viabilizando a ampliação da computação para todos os pontos das indústrias, transportadoras e centros de distribuição.

O 5G soluciona problemas de conexão em locais remotos e de comunicação a distância. Por isso, possibilita a interação em tempo real desses inúmeros ativos computacionais distribuídos, sem limitações e interrupções.

Dessa forma, sensores inteligentes em caminhões, em máquinas, em estruturas de armazenamento, em mercadorias e até em drones que entregam produtos ganharão velocidade e qualidade.

Com o 5G dispositivos se comunicam entre si por meio da internet das coisas e fomentam dados para otimizar o controle dos gestores. Essa rede de sensores e equipamentos sem fio possibilita controle e o rastreamento das cargas, monitorando os produtos na etapa de armazenamento, administração da temperatura e das condições de estocagem, controle do posicionamento de cada item e gestão de umidade, iluminação e outros aspectos.

A quinta geração da internet possibilita o acompanhamento dos produtos desde que eles entram nos CDs até que sejam transportados para o cliente. A rede ainda permite assegurar precisão em todas as fases e em todos os processos logísticos. Com uma interconexão de melhor qualidade são gerados uma infinidade de dados a serem analisados pela gestão. Esses dados se tornam Big Data e viabilizam uma tomada de decisão mais segura e assertiva, depois de um processo de análise que transforma esses dados em insights.

Benefícios do 5G para o setor

Já dissertamos acerca dos impactos do 5G na logística, mas outros benefícios podem diferenciar as empresas do setor da concorrência. Listamos aqui os principais:

– Maior velocidade nos processos logísticos – que acontece por causa da melhor conectividade e monitoramento. Com a comunicação mais ágil entre os dispositivos a automação e a integração dos dados são favorecidos, impactando favoravelmente nos resultados;

– Possibilidade de lidar com demandas maiores – por conta de uma conectividade otimizada a gestão terá capacidade de lidar com maiores demandas, entregando produtos em um ciclo menor;

– Maior controle – com o 5G é possível realizar um controle mais efetivo e assertivo das operações e dos indicadores relacionados com os processos, permitindo aos gestores ter uma ampla visão e a possibilidade de intervir em tempo real em caso de algum imprevisto;

– Possibilidade de realizar manutenções preventivas – o 5G otimiza as manutenções preventivas e promove um melhor aproveitamento dos ativos e equipamentos dispostos em centros de distribuição/armazéns, bem como a veículos de transporte. No geral, a gestão consegue antecipar problemas e evitar riscos.

O 5G abre um leque de possibilidades na logística, quando pensamos em tecnologias que facilitem, por exemplo, o dia a dia de embarcadores, transportadores e motoristas, que vai desde o acompanhamento em tempo real de processos de carregamento e descarregamento, integridade da carga para embarcadores, até melhores possibilidades de redução burocrática para motoristas, com processos mais digitais, equipamentos em nuvem, conectados 24 horas por dia, fornecendo informações e monitoramento para otimizar cada vez mais todo o setor.

A Loggup, especialista em transformação digital, mantém-se atenta às novas tecnologias e suas aplicações, para mostrar ao setor as inovações tecnológicas que prometem otimizar as operações logísticas.

Quer receber mais dicas, entre em contato conosco e conheça nossas soluções!

Linkedin

Instagram

Facebook

Youtube

Leave a Reply

Quer receber mais dicas gratuitamente?

Cadastre-se para receber informações privilegiadas e levar
sua transportadora a comunidade digital

O blog Loggup ajuda centenas de transportadoras de cargas através de dicas práticas em transformação digital.

Copyriht © 2019 Loggup Logistic Group. Todos os direitos reservados.
Feito com pelo time da Loggup