Privatização dos Correios: Assinado Projeto de Lei pelo Ministro das Comunicações Fábio Faria

quinta-feira, outubro 2020

Já faz algum tempo que o assunto privatização dos correios vem circulando e agora parece que finalmente o processo para que isso ocorra dará inicio 

Primeiramente a informação foi divulgada pelo secretário do Ministério da Economia, a notícia referia-se a assinatura do projeto de lei de privatização dos correios pelo ministro das comunicações Fábio Faria, que em seguida seria enviado para o Palácio do Planalto. 

E isso foi confirmado, pois Fábio Faria já assinou e enviou o projeto para o Planalto. Em entrevista ele afirmou que o projeto apresentado dará totais condições para que a votação seja realizada em 2021. Ele acredita que a consultoria deve ficar pronta em 121 dias, e que até o final do ano que vem ocorra à votação do projeto. 

A primeira versão do projeto de lei já está sob o poder da Secretaria de Assuntos Jurídicos, órgão do Palácio do Planalto. Em seguida será analisado pela Casa Civil e depois será enviado para deputados e senadores votarem.  

O principal objetivo deste projeto é tirar o monopólio dos correios sobre os serviços postais do país. E grandes empresas já apresentam interesse na compra do órgão. Como por exemplo a Amazon, que vem crescendo cada vez mais no Brasil e com ótimos serviços de entregas. 

O gerente nacional da empresa no Brasil, Alex Szapiro, disse em uma entrevista que ainda não tem discutido a compra dos Correios, embora já apostem com vigor no serviço postal, e que isso certamente criará concorrência com os Correios. 

Além disso, outras empresas entre nacionais e estrangeiras foram especuladas para compras do correios, como a Magazine Luiza por exemplo, mas nenhuma fez  proposta formal de compra até o momento.  

Conversas sobre possível privatização do correio já vêm ganhando espaço tem alguns anos, isso porque os serviços prestados pelo órgão não estão agradando boa parte da população e com isso tem sofrido duras críticas. Entretanto, nem todos são a favor da privatização e sugerem que sejam feitas apenas melhorias nas atividades, principalmente por meio da implantação de tecnologias.  

Sendo assim, a proposta do projeto lei garante que as atividades do Sistema Nacional de Serviços Postais que hoje é competência da união, venham a ser explorado por organizações privadas. 

Em nota divulgada pelo Ministério das Comunicações, assegura que as atividades dos serviços postais pela iniciativa privada serão baseadas nos princípios constitucionais da atividade econômica.  

Ainda segundo o ministro Fábio Faria, o processo de privatização irá melhorar o serviço de entrega no país e garante que a universalização será mantida, ou seja, ninguém vai deixar de receber suas encomendas. 

Embora essa seja a maior preocupação dos opositores a privatização da estatal, pois acreditam que as organizações privadas não seriam capazes de garantir a cobertura nacional de entregas. E até mesmo não interessaria pela parte financeira já que o retorno não alcançaria o esperado. 

Portanto, é apenas o inicio do processo de possível privatização dos correios, esperamos que realmente o resultado seja a melhoria nos serviços de postagem do país.

Quer receber mais dicas, entre em contato conosco e conheça nossas soluções!

Linkedin

Instagram

Facebook

Youtube

 

 

Quer receber mais dicas gratuitamente?

Cadastre-se para receber informações privilegiadas e levar
sua transportadora a comunidade digital

O blog Loggup ajuda centenas de transportadoras de cargas através de dicas práticas em transformação digital.

Copyriht © 2019 Loggup Logistic Group. Todos os direitos reservados.
Feito com pelo time da Loggup