Tecnologias que Colocam as Transportadoras no Topo do Ranking de Inovação e Conectividade

terça-feira, junho 2021

O que saber da digitalização da cadeia de suprimentos

tecnologias

A digitalização da cadeia de suprimentos é uma tendência que chegou para ficar, já que aumenta a eficiência das operações por meio da captura e análise de dados e permite o total controle dos gestores. O que agora é uma novidade, muito em breve vai se tornar ferramenta obrigatória para se manter competitivo no mercado. Saiba mais em: O que saber de digitalização da cadeia de suprimentos | MáximaTech (maximatech.com.br)

O que é Inteligência Artificial na Logística? Como funciona?

A transformação por meio da inovação tecnológica já faz parte das operações logísticas dentro da indústria, ajudando a aprimorar o serviço de armazenamento e agilizar o transporte de mercadorias pelo Brasil. A Inteligência Artificial (IA) chegou para ajudar a melhorar a eficiência em termos de alcance e qualidade dos aspectos logísticos. É uma evolução, e quem não está preparado para evoluir junto, provavelmente vai ficar para trás da concorrência.Inteligência artificial na Logística: Vantagens e Exemplos (maplink.global)

O que é Gerenciamento de Riscos da cadeia de suprimentos?

O gerenciamento de riscos pode identificar e gerenciar questões dentro de uma cadeia de suprimentos. Dessa forma, supera-se os desafios diários com o apoio empresas especializadas em gerenciar os riscos internos e externos com soluções de software de gerenciamento. Reduz-se a vulnerabilidade e a interrupção dentro dos canais de suprimentos. Saiba o que é o gerenciamento de riscos, a quem interessa e sua importância em: O que é Gerenciamento de Riscos da cadeia de suprimentos? (guiacorporativo.com.br)

Solução wearable – tecnologia vestível – chega ao Brasil para operações de logísticas

Os dispositivos wearables vêm ganhando força dentro do segmento de operações logísticas, trazendo ganhos de tempo e produtividade nos processos. Também conhecida como tecnologias vestíveis, a solução pode ser embarcada em peças de vestuário ou acessórios. Para soluções de logística, como separação de pedidos, rastreamento de ativos, registro de visitantes, entre outras aplicações, foi desenvolvido, pela Opticon, um leitor de mão wearables. As mãos ficam livres para o manuseio de caixas e produtos, um exemplo do que vem por aí. Segundo dados divulgados pela IDC, empresa de análise de dados mercadológicos, só no ano de 2018 o mercado de wearable alcançou 124,9 milhões de vendas. Leia mais em: Solução wearable – tecnologia vestível – chega ao Brasil para operações de logísticas (terra.com.br)

Dados: Uma análise sobre a mina de ouro da logística

Saiba qual é a importância e a influência do aprendizado advindo do poder de coleta e interpretação de uma quantidade intangível de dados, envolvidos ao longo de toda a cadeia logística desde a venda de um produto – em loja física ou online – até sua entrega ao cliente final. Esses registros e códigos há muito tempo deixaram de ser apenas números, e, principalmente em função do pulsante desenvolvimento nos campos da Big Data, Inteligência Artificial e Internet das Coisas, estão emergindo na maioria das operações logísticas como um componente estratégico capaz de melhorar o poder de decisão sobre os processos logísticos e seus resultados. Trata-se de uma “mina de ouro” para as transportadoras logísticas mais avançadas em tecnologia. Isto porque, elas conseguem absorver uma quantidade superior de dados em tempo real durante cada serviço, conquistando respeito e espaço entre os principais players de mercado. Saiba mais em: Dados: uma análise sobre a mina de ouro da logística | MundoLogística – portal e revista de logística e supply chain (revistamundologistica.com.br)

Essa startup apostou no delivery por drone e já tem o iFood como cliente

Esse é o serviço da brasileira SpeedBird que está em fase experimental, mas já tem o iFood, ClaroHermes Pardini e Mercedes-Benz como parceiros, além de outras cinco empresas. O projeto nasceu há cerca de quatro anos para atender uma demanda da telemedicina. Além das próprias aeronaves, está em desenvolvimento, em parceria com a Mercedes-Benz, uma van que servirá de base para pousos e decolagens. Todas as modificações necessárias são responsabilidade da startup, enquanto o fabricante alemão ficará à cargo da homologação. Esse projeto segue orientação dos engenheiros da marca e terá tecnologias como internet, gerador e telemetria. Para saber mais acompanhe: Esta startup apostou no delivery por drone e já tem o iFood como cliente | Exame

SaaS: muito mais que uma tendência

O Software as a Service, ou software como serviço, se refere a aplicações on-line utilizadas em computadores, tablets e smartphones de forma remota e simples. É como um programa que não precisa ser instalado e que pode ser usado através de uma conexão com a internet. O cliente não adquire a licença de um produto, mas o direito de usufruir de benefícios oferecidos por um serviço. O SaaS também é conhecido como software baseado na web, software sob demanda ou software hospedado. Para saber mais sobre essa ferramenta como seus benefícios, acesse: SaaS: muito mais que uma tendência (inovacaobrain.com.br)

Como a pandemia impulsionou a logística 4.0 e o que esperar para os próximos anos

logística 4.0 é baseada na tecnologia para tornar os processos mais ágeis e eficientes, sem aumentar custos e evitando problemas no processo. Essa é uma tendência que já está se tornando uma obrigação para que as empresas se mantenham competitivas atualmente. O consumidor ficou mais exigente com a pandemia e passou a dar mais valor aos prazos e a qualidade da entrega, o que impulsionou um movimento do setor para encontrar soluções para atender a demanda crescente. Para saber como a Logística 4.0 se encaixa nessa demanda e como essa tendência impacta os processos de trabalho dentro das empresas, acesse: Como a pandemia impulsionou a logística 4.0 e o que esperar para os próximos anos | Consumidor Moderno

Logística Lean: entenda o conceito e sua aplicabilidade

A logística lean é a responsável por gerenciar toda a cadeia de suprimentos, da produção de mercadorias até o seu alcance ao consumidor final. Tem como foco principal reduzir custos, atingir a excelência do negócio e alcançar totalmente a satisfação do cliente. É uma filosofia a ser adotada por todos os colaboradores de uma empresa. Para que ela funcione eficazmente, é necessário que todos os participantes abracem a causa. Para saber o que é, seus benefícios e com o implementar, acesse: Logística Lean: entenda o conceito e sua aplicabilidade (grupotpc.com)

O potencial da IoT na Logística 4.0

As novas aplicações de Internet das Coisas (IoT) tem impactado diretamente nos processos logísticos, e no Brasil, onde são enormes os desafios essa é uma ferramenta que promete revolucionar as operações. Seja pela capacidade de impor mais eficiência na gestão da cadeia de suprimentos, controlar melhor os centros de distribuição e até mesmo acompanhar em tempo real suas frotas, as novas tecnologias prometem não apenas o aumento da eficiência logística, mas também uma redução bastante considerável dos custos. Entenda o que é essa ferramenta e como ela pode influenciar os seus negócios: O potencial da IoT na Logística 4.0 – V2COM

 

Quer receber mais dicas, entre em contato conosco e conheça nossas soluções!

Linkedin

Instagram

Facebook

Youtube

 

 

Leave a Reply

Quer receber mais dicas gratuitamente?

Cadastre-se para receber informações privilegiadas e levar
sua transportadora a comunidade digital

O blog Loggup ajuda centenas de transportadoras de cargas através de dicas práticas em transformação digital.

Copyriht © 2019 Loggup Logistic Group. Todos os direitos reservados.
Feito com pelo time da Loggup