Tendências da Black Friday para o setor logístico e como se adaptar

quinta-feira, outubro 2021

A expectativa é muito positiva com a Black Friday 2021 e os números corroboram esse otimismo. Segundo dados da consultoria Ebit Nielsen, no ano passado, o faturamento das vendas online cresceu 41%, e setor segue aquecido em 2021. No primeiro semestre, o e-commerce bateu recorde de vendas, chegando em R$ 53,4 bilhões em faturamento no País.

O evento movimentou 7,72 bilhões no último ano, incluindo a Cyber Monday, que acontece exclusivamente no comércio digital. O valor representou aumento de 27,7% em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com dados da Neotrust/Compre&Confie, empresa de inteligência de mercado focada em e-commerce.

Com números tão promissores a pergunta que fica é: você já preparou a sua empresa para a Black Friday 2021?

A Loggup, maior startup do Brasil separou algumas tendências para a data para você não ficar para trás no planejamento. Acompanhe:

Pesquisas antecipadas

As empresas de logística precisam estar no mesmo ritmo que os consumidores que para o evento deste ano, já estão fazendo pesquisas. Lembre-se que apesar da Black Friday durar apenas um dia, as ofertas e compras podem durar o fim de semana todo, ou começarem com algumas semanas de antecedência. Muitas redes aproveitam o mês de novembro todo para suas campanhas e o transporte especializado tem que estar a postos.

Busca pelo melhor atendimento

Tanto consumidores como empresas e indústrias buscam por um atendimento de qualidade e para a logística da Black Friday esse item vai ser prioridade. É esse atendimento otimizado que vai fazer a diferença; enquanto o consumidor busca preço e prazo, as empresas esperam de seus parceiros logísticos um atendimento que resolva.

Entrega otimizada

A agilidade na entrega vai ser um fator determinante na escolha do consumidor, no momento de escolher um produto. Essa é uma tendência que já vinha sendo anunciada, já que a opção de entregas via Sedex, dos Correios, foi a opção de frete mais escolhida pelos consumidores nas últimas edições da Black Friday. Portanto, a rapidez é fator determinante.

Estratégias digitais para a Black Friday

Para se adaptar às tendências é preciso fazer uso das ferramentas certas, principalmente as tecnológicas, que ajudam as empresas de logística a traçarem estratégias digitais para terem sucesso na Black Friday. As principais dizem respeito ao planejamento e organização, especificamente nesse período, quando todo o processo deve envolver o time interno da operação e os parceiros do ambiente externo. Confira:

Agilidade no SAC – Na Black Friday a otimização e antecipação da empresa contribui muito para definir as ocorrências que o time de SAC visualiza. Caso haja algum problema na logística essa equipe se antecipa e liga ao cliente, informando o imprevisto e já oferecendo uma opção de solução para o novo envio do produto; assim, o produto sai novamente para a entrega antes mesmo de retornar à transportadora.

Roteirização garante agilidade – Nesse período a roteirização ganha ainda mais protagonismo, fazendo que a operação ganhe mais assertividade, com redução dos custos, otimização de tempo e aumento de produtividade, com eficiência e pontualidade e proporcionando o sequenciamento de entregas, dentre outros benefícios que essa ferramenta também traz para as operações logísticas na Black Friday.

Rastreamento é fundamental – Na data, o cliente não quer mais somente que a sua encomenda chegue em boas condições, ele busca o diferencial na agilidade da entrega e na qualidade do rastreamento de suas compras. Ele quer saber online onde a mercadoria que ele comprou está.

Gestão de entregas – investir em uma plataforma focada na gestão das entregas que esteja interligada aos processos da empresa é muito importante, uma vez que pode se integrar de forma automática com outros sistemas e ajudar o entregador a realizar suas tarefas de forma mais produtiva;

Invista em uma Torre de Controle – Na Black Friday contar com uma tecnologia que integra todos os processos da cadeia logística é ainda mais importante, pois auxilia a empresa a alcançar um alto nível de eficiência no gerenciamento, obtendo uma visão completa e em tempo real do andamento das demandas internas. Precisa ser composta por analistas e processos que resolvam problemas no decorrer das operações das entregas;

Priorize uma comunicação rápida e efetiva – a agilidade é a maior característica da logística na Black Friday. Por isso invista em ferramentas que facilitem a comunicação da empresa com seus clientes e da empresa com os atores internos envolvidos na operação.

A Loggup, maior startup do Brasil que ajuda as transportadoras a venderem mais fretes por meio da transformação digital, lembra que existem no mercado tecnologias que permitem às empresas controlarem melhor sua logística na Black Friday, integrando sistemas e apontando soluções para problemas de entregas.

Quer receber mais dicas, entre em contato conosco e conheça nossas soluções!

Linkedin

Instagram

Facebook

Youtube

 

 

Leave a Reply

Quer receber mais dicas gratuitamente?

Cadastre-se para receber informações privilegiadas e levar
sua transportadora a comunidade digital

O blog Loggup ajuda centenas de transportadoras de cargas através de dicas práticas em transformação digital.

Copyriht © 2019 Loggup Logistic Group. Todos os direitos reservados.
Feito com pelo time da Loggup