Você sabe qual é o impacto do 5G e da Internet das Coisas nas operações logísticas?

quarta-feira, abril 2021

Duas ferramentas que juntas, podem colocar os serviços logísticos em outro patamar

Já faz um tempo que a Internet das Coisas (IoT) tem ganhado espaço, e com o desenvolvimento da tecnologia 5G (que deve chegar ao Brasil no fim de 2021 ou início de 2022, segundo o Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações), novas oportunidades despontarão no horizonte dos transportes, trazendo cada vez mais benefícios para as empresas conectadas do setor logístico.

Fato é que a quinta geração das redes móveis vai permitir que dispositivos transportem dados com muito mais velocidade, confiabilidade e em grande escala. Por meio de uma rede robusta, a tecnologia transformará a maneira em que os dispositivos IoT abordam o processamento e armazenamento de dados, elevando a transformação digital das transportadoras e um nível nunca pensado.

Se comparado ao 4G, que manteve omesmoecossistema do 3G, o 5G possui uma banda larga maior e propicia mais velocidade, sem contar que a quinta geração chega com uma programação diferenciada, trazendo alta velocidade de transmissão de dados e baixa latência. O 5G foi projetado para suportar muitos dispositivos conectados ao mesmo tempo com uma ampla cobertura, e para oferecer maior disponibilidade e capacidade massiva de rede. 

A estimativa para a capacidade de conexão simultânea é de cerca de 1 milhão de dispositivos por quilômetro quadrado. Essas melhorias darão suporte para a sociedade em geral, resultando em mais inteligência na mobilidade urbana, na otimização logística, na automatização de processos, na infraestrutura de transporte e uma série de outras inovações. 

 

Conexão com 5G impacta no funcionamento da IoT

IoT é a conectividade entre dispositivos e sistemas, tornando-os mais inteligentes e capazes de trocar informações entre si por meio de sensores embarcados nesses equipamentos, sem necessariamente precisar da intervenção humana. Como aIoT funciona somente quando há conexão dos dispositivos com a internet, o surgimento do 5G, que permite mais velocidade e baixa latência, tende a trazer ótimos resultados, como no controle de estoque, por exemplo. 

A Internet das Coisas terá um potencial muito maior com o 5G, pois aumentará a abrangência e flexibilidade, permitindo que a tecnologia se conecte com os equipamentos simultaneamente, criando uma rede de inteligência mais eficiente

 

Ampla cobertura e mais inteligência na mobilidade de cargas

Com a chegada da tecnologia 5G, a logística será um dos setores mais beneficiados, pois contará com maior velocidade, segurança e estabilidade. Dessa forma, será mais fácil e produtivo para as transportadoras e operadores logísticosplanejar e acompanhar rotas e cargas em tempo real; e assim será possível evitar congestionamentos que poderiam atrasar as entregas.

O 5G vai ampliar a cobertura e a velocidade da Internet das Coisas na logística e vai otimizar o ciclo logístico que relaciona todas as funções de uma empresa. A logística deve ser encarada como a ponte que interliga, de maneira efetiva, a empresa e o seu mercado consumidor. Fornecedores, distribuidores, varejistas, consumidores, fabricantes, armazéns e depósitos são algumas das etapas que fazem parte da gestão logística.

As aplicações da IoT em logística são inúmeras, já que a tecnologiaincrementa as atividades de monitoramento de cargas, controle de frota e gestão de estoque. Atividades de monitoramento ganham instantaneidade, ampliando a eficácia no rastreio de cargas.Com a ferramenta, maisespecificamente por meio do uso de GPS, é possível acompanhar em tempo real o percurso de uma frota, estabelecendo rotas, realizando o controle de velocidade e apoio à segurança.

Além do mais, tecnologias como o RFID (Radio-FrequencyIDentification) e os leitores de código de barras simplificam a gestão de estoque, permitindo a rastreabilidade automática de mercadorias. Outra aplicação da automação é a possibilidade de controle de documentações para revisões preventivas e periódicas, além do uso de sistemas de gestão virtual de armazéns.

A IoT, aliada à tecnologia 5G, traz muito benefícios para as empresas de transporte de carga e operadores logísticos, já que promove a inovação dos processos (pois abre portas para novas possibilidades de modelos de negócios, com abordagens e soluções de mercado mais modernas e efetivas); imprime maior inteligência nos processos(pois a combinação dessas tecnologias tende a gerar uma cadeia produtiva mais categórica com processos mais qualificados e tomadas de decisões mais simplificadas); e promove alto desempenho e produtividade(já que ossistemas e dispositivos integrados e as informações transmitidas em tempo real facilitam a identificação de gargalos de produtividade em todas as áreas da empresa).

 

Se prepare com a Logguppara esse futuro que está logo ali

 Agora que você sabe que a quinta geração de redes móveis está a um passo de operar no Brasil, e sabe que essa tecnologia vai fazer com que a Internet das Coisasrevolucione inclusive a gestão de estoques, está na hora de se preparar para receber essas inovações.

A Loggup, maior startup do Brasil especializada em promover a transformação digital nas transportadoras, pode preparar sua empresa para receber as novas tecnologias que resultarão na otimização dos seus negócios.

Não deixe para amanhã o que pode começar a ser feito hoje na sua empresa. Prepare-se para receber o 5G e para implementar a IoT e lembre-se que a seleção natural do mercado vai considerar quem implementa e integra novas tecnologias em seus processos.

Quer receber mais dicas, entre em contato conosco e conheça nossas soluções!

Linkedin

Instagram

Facebook

Youtube

 

 

Leave a Reply

Quer receber mais dicas gratuitamente?

Cadastre-se para receber informações privilegiadas e levar
sua transportadora a comunidade digital

O blog Loggup ajuda centenas de transportadoras de cargas através de dicas práticas em transformação digital.

Copyriht © 2019 Loggup Logistic Group. Todos os direitos reservados.
Feito com pelo time da Loggup